Saiba o que é a limpeza de fossa preventiva e conheça seus principais benefícios.

Limpeza-de-fossa-preventiva

As fossas são nada mais do que tanques subterrâneos situados em empresas ou residências que recebem os dejetos de pias e banheiros. Através de um tratamento de esgoto doméstico é feita a separação de matéria sólida e da parte líquida do esgoto. O tratamento não é capaz de ser feito por completo e, portanto, é necessário que a limpeza das fossas seja feita de tempos em tempos, de modo que o esgoto possa ser direcionado para seu destino.

Quando existe o acúmulo de esgoto e as fossas não são limpas pode haver vazamento e mau cheiro. Como consequência, isso pode afetar a segurança e a saúde de quem habita ou convive no local. A falta da limpeza de fossa também vai afetar a própria qualidade da água no caso de um entupimento, por exemplo.

A contaminação da água gera problemas mais graves para os seres humanos, como doenças de intoxicação, vermes, epidemias e cólera, além de atrair as pragas urbanas, como ratos e baratas.

Benefícios da limpeza de fossa preventiva

Caminhão de limpeza de fossa

Realizar a limpeza de fossa periodicamente ajuda a garantir conforto e segurança para sua residência, empresa ou comércio, além de ser benéfico para o meio ambiente. Essa é uma ação que deve ser realizada de forma preventiva a fim de evitar problemas. A falta de manutenção do sistema de esgotos e hidráulico pode acabar levando a entupimentos de encanamento por onde transita a água, os detritos e os resíduos da cidade.

Isso pode bloquear o escoamento da água vinda de pias, vasos sanitários, tranques e ralos, por exemplo. Com isso, há o transbordamento de material devido à alta concentração de dejetos no esgoto. A limpeza periódica de fossa também impede o odor desagradável que pode afetar as empresas e afastar clientes.

Outra coisa que afeta muita gente é a chegada das pragas urbanas – ratos, baratas, moscas, etc. – que se alimentam de restos de comida e vivem em lugares sujos. E, claro, com a chegada das pragas, isso não só afeta todos aqueles que estão presentes no local, como pode traz doenças e pode contaminar os alimentos.

Você também pode gostar de:

Diferença entre fossa negra, fossa seca e fossa séptica

Alguns cuidados básicos

Limpeza de fossa preventiva

A limpeza de fossa preventiva é extremamente importante para a manutenção da boa saúde, da segurança e da integridade do ambiente. Contudo, algumas ações básicas podem ajudar a manter a fossa limpa por mais tempo e evitar problemas. O descarte inadequado de muitos objetos, por exemplo, prejudica a fossa e pode acelerar o processo de entupimentos e vazamentos.

Para evitar que isso aconteça, não deixe que a água da chuva penetre na fossa, uma vez que o excesso de água vai dificultar a absorção e escoamento do esgoto, podendo, inclusive, causar vazamento. É importante também tomar muito cuidado com o que se joga nos ralos, pias e vaso sanitário. Objetos grandes como fraldas, plásticos, guardanapos e absorventes, por exemplo, estão proibidos.

Alimentos muito gordurosos também causam entupimento – incluindo o óleo de cozinha puro – e devem ser descartados em outro local. Evite estacionar veículos sobre a fossa e sua instalação deve se dar em um local de fácil acesso para tornar a limpeza mais prática.

Você também pode gostar de:

Fossas sépticas

Ao notar que a limpeza de fossa precisa ser realizada, o ideal é sempre procurar ajuda especializada, já que os profissionais possuem os equipamentos adequados para manusear os detritos e fazer todo o procedimento sem prejudicar o meio ambiente. Quando a limpeza é feita de forma autônoma, a tubulação é danificada e seu funcionamento fica comprometido. Além disso, a falta de habilidade traz riscos à saúde e pode provocar acidentes com a presença de objetos inflamáveis ou tóxicos.

Categorias: BlogDicas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *