O ano que está acabando pode não ter sido muito bom, mas a confraternização da empresa no fim de ano é indispensável!
![]()
Não foi só com você: este ano foi difícil para o mundo todo, mas especialmente para o Brasil. Com turbulências políticas, acabamos enfrentando dificuldades na economia, com retração no comércio, na indústria e nos serviços. Com o desemprego batendo recordes, a renda da população caiu e, consequentemente, temos menos dinheiro circulando na praça.
Apesar das dificuldades, o fim do ano está chegando e, em breve, começaremos um novo ciclo. Por isso, a confraternização da empresa no final do ano continua sendo válida – e muito esperada pelos funcionários, que passaram 12 meses trabalhando duro e inseguros com as consequências da crise.
Além disso, os eventos de confraternização de empresa são excelentes formas de criar laços de união entre pessoas, melhorando a comunicação entre membros de setores que acabam não conversando muito no dia a dia, e de estimular a integração entre a alta administração e os funcionários. Como resultado, a equipe toda se sente premiada pelos seus esforços e fica mais motivada para iniciar o próximo ano. Ainda, o clima organizacional costuma melhorar bastante depois desse momento de descontração.
A organização de uma confraternização de empresa precisa de bastante planejamento para que seja atingido o objetivo de integração dos funcionários – ainda mais se a situação financeira da companhia não estiver muito favorável. Veja nossas dicas para organizar uma comemoração de final de ano gastando pouco.
Economize no aluguel
![]()
Se sua empresa tiver um certo volume de funcionários, é possível que haja uma sede social à disposição. Nesse caso, seus problemas estão resolvidos, pois a festa será realizada nesse local para que você evite gastos com aluguel.
Se, por outro lado, você não conta com um salão de festas à disposição, é possível improvisar. O próprio escritório de todo o dia pode se tornar um excelente local para comemorações! No começo a ideia pode soar estranha, mas com alguns toques ela funciona muito bem.
Para isso, será necessário decorar o local para dar uma cara diferente do ambiente que os funcionários frequentam todos os dias. Vale usar tecidos, balões, mobiliário diferente… O importante é mudar o cenário. Você pode tentar aproveitar o espaço da recepção para montar a festa ou, então, afastar algumas mesas.
Dica: pode ser que o prédio não libere o uso das instalações até mais tarde, então pode ser interessante começar a festa logo após o almoço, de forma que ela se encerre até as 20 horas mais ou menos.
Decoração: escolha um tema!
![]()
Antes de sair comprando balões e demais itens de decoração, você deve primeiro definir o tema da festa. Você pode escolher temas como Natal, praia, barzinho, anos 70, hippie ou festa à fantasia, entre muitos outros. É possível também associar o tema da festa a algum assunto recorrente na empresa: uma companhia que trabalhe com internet, por exemplo pode fazer uma festa com tema “redes sociais” ou jogos eletrônicos – o importante é que os funcionários se identifiquem.
Assim que o tema estiver escolhido, você pode contratar uma empresa para cuidar de toda a decoração. Nesse caso, exponha a sua ideia e peça sugestões. Porém, se o orçamento não permitir, você mesmo pode providenciar a decoração: peça ajuda a alguns colegas mais prestativos e dirijam-se às melhores casas de festa da cidade em busca dos melhores preços. Também vale a pena pesquisar em lojas que vendem por atacado, pois elas costumam oferecer preços mais competitivos.
Você também pode gostar de:
Saiba porque contratar uma empresa de desentupimento é importante
Comes e bebes
![]()
Uma festa não estará completa sem um bom cardápio de comidas e bebidas. Se a situação financeira da empresa não comporta um jantar, que tal oferecer um coquetel com salgadinhos, minis sanduíches e mini churros?
Caso a festa aconteça em um local aberto, você pode servir espetinhos de carne, queijo e frutas com chocolate. Se você resolver transformar o escritório em um botequim, sirva petiscos típicos dos barzinhos, como porções de batata frita, tábua de frios e sanduíche de pernil.
Em relação à bebida, você pode limitar as opções em refrigerante, água e cerveja caso esteja com o orçamento limitado, sendo que o chope também é uma boa opção. Caso haja mais verba, você pode até incluir sucos, espumantes e drinks feitos na hora no cardápio.
Importante: por mais que você queira economizar, será muito difícil você sozinho dar conta de servir comida e bebida aos funcionários, portanto, será necessário contratar uma equipe de cozinheiros e garçons para atender o seu evento.
Você também pode gostar de:
Identifique possíveis vazamentos em sua residência ou empresa
Atrações da festa
![]()
Uma festa com os colegas de trabalho pode ser um pouco estranha no começo, afinal, todos ali se relacionam profissionalmente e pode ser difícil descontrair nos primeiros momentos. Para isso, você deve providenciar algumas atrações para animar a festa.
Talvez não seja possível contratar um artista para fazer esse papel, mas não se preocupe: você mesmo pode fazer as vezes de mestre de cerimônias (ou algum colega mais desenvolto). A festa será ainda mais memorável se quem conduzir os anúncios for um membro do alto escalão, como um diretor ou mesmo o CEO – tenha certeza de que os funcionários se sentirão valorizados. É importante incluir os discursos logo no começo para que, depois, todos fiquem mais à vontade. Não se esqueça também de realizar alguns sorteios de prêmios entre os funcionários.
Depois das falas da alta administração (que, de preferência, devem ter tom de superação e de motivação para o próximo ano), é hora de acionar a música. Dependendo do orçamento, você pode contratar desde um som mecânico, passando por um DJ e até uma banda – o importante é não deixar o silêncio tomar conta do local.
Uma dica: caso os funcionários sejam próximos entre si, experimente alugar um aparelho de videokê. Depois de quebrada a timidez inicial, a diversão estará garantida!
LEMBRETE IMPORTANTE. Se durante as festas acontecer uma situação inesperada e você precisar de uma empresa desentupidora, não hesite em chamar a Desentupir 24h: 11 5522-9000 / WhatsApp 11 9.4786-0050 ou 0800 772-9000 (ligação gratuita)!



0 comentário