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Várzea Paulista, Grande São Paulo, surgiu em 1867, durante construção da estrada de ferro Santos a Jundiaí pela companhia inglesa São Paulo Railway. O traçado cruzava a várzea do rio Jundiaí e o povoado cresceu depois da inauguração da ferrovia, em 1886.

As primeiras atividades econômicas da região foram a cultura do café (até 1878) e a destilaria de álcool (até 1888), que entraram em declínio após a abolição da escravidão.

Em 1891, com a abertura da estação ferroviária no então chamado distrito de Secundino Veiga (homenagem a um falecido jornalista), a ocupação urbana do povoado e intensificou, com instalação de diversas olarias e cerâmicas que contribuíram para a economia do povoado através da geração de empregos.

No final da década 1950, o então denominado Distrito da Várzea elegia representantes para a Câmara Municipal de Jundiaí e em 1965 Várzea Paulista conquistou sua autonomia política e administrativa.

A localização privilegiada junto a ferrovia permitiu a Várzea Paulista formar um importante parque industrial. Com o crescimento da cidade, surgiram diversos loteamentos e empreendimentos habitacionais.

Por ser um importante polo produtor de orquídeas com cinco grandes orquidários e centenas de cultivadores independentes, o município é conhecido como a “Cidade das Orquídeas”, exportando para países como China, Tailândia e Estados Unidos.

Distante 57 km de São Paulo e 7 km de Jundiaí, as principais vias de acesso para Várzea Paulista são as rodovias Anhanguera, Bandeirantes, D. Pedro I, Circuito das Águas e Edgard Maximo Zambotto.

A estação ferroviária fundada em 1891, hoje é servida por trens metropolitanos da CPTM (extensão até Jundiaí da Linha 7-Rubi, que liga Luz até Francisco).

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