Entupiu? Não tente desentupir pias com essas 9 técnicas.
![]()
Quem nunca teve uma pia entupida? Isso é uma das coisas mais corriqueiras na vida de quem mora na cidade e, quando isso acontece, compromete a rotina do indivíduo, visto que, além de transbordar, pode demorar a escoar e contaminar sua superfície e talheres, pratos e copos. Diante disso, muita gente deixa de contratar uma equipe especializada para resolver o problema de forma definitiva e sai em busca de técnicas que aparentemente são ótimas, mas que na verdade só pioram a situação ou trazem outras dores de cabeça para o indivíduo. No texto de hoje, trouxemos 9 técnicas usadas para desentupir pias que não só não funcionam, como também podem trazer riscos à saúde do indivíduo.
Água quente
A água quente é um dos mitos para desentupir pias. A água quente, de fato, pode facilitar o processo de um desentupimento, mas apenas se for jogada com bicarbonato de sódio. Isso acontece porque essa mistura pode dissipar alguns materiais como gorduras e sabonetes, mas não é o suficiente.
Refrigerante
![]()
Essa é uma das tentativas mais comuns quando falamos sobre desentupir pias. Na verdade, o refrigerante ajuda a decompor mais rapidamente restos de comida, especialmente as partes mais gordurosas. Essa tática, porém, não funciona com linhas, cabelos, pelos e objetos. Em alguns casos, o refrigerante pode até piorar a obstrução, uma vez que o açúcar gruda no material.
Soda cáustica
Essa é uma das técnicas mais usadas para desentupir a pia. Além de ser perigosa para a saúde do manuseador, uma vez que contém substâncias tóxicas e exige máscara e luvas, seu efeito nunca é tão poderoso quanto se espera. O produto dissolve materiais orgânicos, mas não traz efeitos muito positivos e, se trouxer algum, em pouco tempo, a pia estará novamente congestionada.
Você também pode gostar de:
11 dicas para desentupir os ralos da sua casa
Arames
![]()
De fato, os arames podem empurrar alguns materiais que estiverem bloqueando a tubulação, o que pode ajudar a desobstruir o cano. Porém, essa técnica não é eficaz e traz vários problemas, sendo um deles os danos na parede do cano, como arranhões, rasgões ou até perfurações. Com isso, resolve-se o entupimento e ganha-se um vazamento. Ou seja, o melhor é evitar usar essa técnica.
Diabo verde
Esse é um produto aparentemente promissor para quem quer desentupir pias, mas ele não é eficaz. O produto conta com uma química forte e se for usado com frequência vai começar a provocar infiltrações e estragar o encanamento, agravando ainda mais o problema. Além disso, o diabo verde é altamente nocivo e pode trazer danos à saúde se for manuseado de forma imprópria.
Bicarbonato e vinagre
![]()
Outro meio muito comum por ser econômico e acessível a todos, mas que não funciona. O bicarbonato, como dito anteriormente, pode ajudar a dissipar alguns materiais mais leves, mas o efeito é quase nulo. No caso dessa mistura, não haverá desobstrução, somente desperdício.
Você também pode gostar de:
Como desentupir pia entupida por gordura
Pó de café
Outro mito. Jogar borra de café é a mesma coisa que pedir para que ela entupa. Cascas de legumes, frutas, palitos de fósforo, pedaços de embalagens e o próprio pó de café estão entre as coisas que mais entopem pias. Portanto, já sabe né? Nada de usar pó de café para tentar desentupir sua pia!
Garrafa pet
![]()
Não funciona. Nessa técnica, a garrafa pet é esvaziada e encaixada no buraco da pia com a ideia de que a pressão de apertar e soltar a garrafa fará com que a pia desentupa aos poucos. Isso, na verdade, não passa de um mito, visto que o que está entupindo a pia não é a água, e sim detritos que estão dentro do cano. Essa técnica pode até acelerar o escoamento da água, mas não desentope.
Extintor de incêndio
sim, por mais incrível que pareça, muita gente tenta essa técnica, que além de não funcionar, pode ser perigosa. Pressionar a válvula do extintor dentro da pia pode ajudar a mover o agente que está entupindo os canos, mas não resolve o caso. O extintor de incêndio também possui substâncias extremamente danosas para nossa saúde e só deve ser manuseado em caso de incêndio.



0 comentário