Novo método não destrutivo, vídeo inspeção, permite identificar e localizar problemas hidráulicos sem necessidade de obras
Se você fica com dor de cabeça ao perceber um vazamento ou entupimento na sua rede de esgoto só de pensar no quebra-quebra que vai ser preciso para sanar tudo, saiba que não precisa mais ser assim. A vídeo inspeção é o que há de mais moderno para o universo dos encanamentos e tubulações. Assim como em muitos outros setores de serviços, a visualização de problemas com o auxílio da tecnologia permite resolver situações incômodas de uma forma simples.
O que é vídeo inspeção?
Confira o vídeo que o nosso canal, Desentupir 24h, publicou sobre vídeo inspeção e entenda como funciona o processo.
Esse método não destrutivo é muito preciso, pois conta com a utilização de uma câmera, que pode ser macro ou micro, e um geolocalizador. Combinados, eles vão analisar todo o interior de ralos, ramais de pias, tanques e vasos sanitários, além da rede de esgoto, em busca de objetos estranhos, trincas, perfurações, corrosões ou instalações malfeitas, registrando tudo em imagens de alta resolução acompanhadas em tempo real, enquanto o GPS permite saber a localização exata do problema. O trabalho pode ser feito de forma manual ou robotizada em tubulações de diversas espessuras.
Caso a vídeo inspeção identifique que realmente há um defeito, vai ser preciso providenciar o reparo com urgência para prevenir ou eliminar vazamentos, mau cheiro e riscos à saúde. Nesse momento, você vai conhecer o maior benefício desse serviço, que é realizar o conserto no local certo do problema, evitando que se quebre toda a parede ou o piso para encontrar o defeito e só então reparar. Com a tecnologia, casos mais simples muitas vezes nem necessitam de obras, e mesmo os mais graves só vão demandar quebras pontuais, que podem ser concluídas no mesmo dia, sem muita sujeira.
Outra vantagem de realizar a vídeo inspeção é quando há necessidade de compor relatórios e acompanhar laudos técnicos, principalmente após a obra. Residências recém-entregues, comércios que geram muitos resíduos e indústrias sujeita às fiscalizações podem se beneficiar com a praticidade desse método, já que é possível armazenar as imagens em DVD ou no servidor, enviar por e-mail e imprimir fotos que revelam o problema.
Você também pode gostar de:
Vídeo inspeção em tubulações de esgoto
Fique atento!
Para que o serviço seja bem executado, é preciso contar com uma empresa especializada e reconhecida na área, registrada nos órgãos de normalização e fiscalização competentes. Como a contratação de uma desentupidora quase sempre acontece em um momento de necessidade e emergência, você precisa tomar cuidado para não ser passado para trás.
Desconfie de orçamentos informados somente pelo telefone e preços muito discrepantes entre as empresas. É comum que as desentupidoras trabalhem com a cobrança por metro linear e deixem os valores em aberto, mas saiba que ela consegue especificar o preço fechado. De preferência, faça a comparação entre os equipamentos descritos para saber se as empresas vão usar o mesmo tipo de tecnologia ou se estão colocando itens a mais ou a menos, que podem encarecer os valores ou significar um trabalho incompleto.
É um pouco inconveniente, mas você deve acompanhar a visita técnica do profissional e, se possível, fornecer a planta hidráulica do imóvel para facilitar tanto no orçamento quanto no trabalho a ser realizado. Aproveite esse momento para tirar todas as suas dúvidas e lembre-se que o Código de Defesa do Consumidor assegura 90 dias de garantia para os serviços prestado, com o direito de refazer tudo sem custo adicional ou receber o dinheiro de volta.
0 comentário