Amostras de esgoto de Paris detectaram concentrações do novo coronavírus em dejetos humanos. Regiões de isolamento social mais rígido apresentam maiores concentrações do vírus em águas residuais. O estudo revela que a concentração viral está relacionada com a expansão dos casos da doença, apontando a análise como ferramenta potencial, barata e não invasiva para evitar novos surtos da epidemia. A publicação, ainda em etapa de revisão, está disponível na plataforma medRxiv.
![]()
Entupiu? Chame a Desentupir 24h.
Não tente fazer o desentupimento do seu comércio estabelecimento ou residência.
A coleta de fezes e urina de moradores fornece dados quase em tempo real. Águas residuais analisadas entre 5 de março e 7 de abril em Paris mostraram que o crescente número de pessoas infectadas contribuiu para o aumento da carga viral presente no sistema de esgoto. Os microbiologistas também observaram altas concentrações de RNA viral dias antes de 10 de março, quando a cidade registrou as primeiras mortes por Covid-19. Essas concentrações aumentaram em alguns dias, acelerando o surgimento de novos casos clínicos e mais mortes.
No Brasil, análises para identificar a presença do coronavírus nos esgotos feitas em parceria pela ANA (Agência Nacional de Águas), a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a Secretaria de Saúde do Estado de Minas, detectaram a presença do novo coronavírus no Ribeirão Arrudas e Ribeirão da Onça, em Belo Horizonte e Contagem. Outro estudo realizado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), apurou que o vírus também está presente nos esgotos de Niterói. Os índices ainda não foram comparados com os números de infectados, como ocorreu na França.
![]()
Problemas com entupimento não tem mais hora para acontecer
Neste momento de isolamento, os técnicos da Desentupir 24h atendem de máscaras e luvas, respeitando todas as medidas de segurança.
Com a falta de testes para a Covid-19, pesquisadores realizam estudos para detectar sua presença em esgotos. O monitoramento pode ser eficaz para identificar a concentração do vírus em comunidades, considerando a quantidade de partículas virais que os indivíduos eliminam e como elas se diluem no esgoto, convertendo as concentrações virais detectadas em estimativas de números absolutos de infecções na área de captação dos sistemas de esgoto.
Em 2018, o monitoramento dos esgotos detectou precocemente um surto de poliomielite em Israel, antes mesmo que qualquer caso clínico fosse registrado.
Fonte: Canaltech
![]()
Veja mais: desentupimento de esgoto – desentupidora de esgoto –
Assista o vídeo: localização de caixa de inspeção oculta
Entupiu? Nós vamos até você!
0800 772-9000 / 11 5522-9000 / 11 9.4786-0050 (Whats 24 horas)


