Iniciativas contam com programas de agendamento e retirada de óleo de cozinha em domicílios de São Paulo. Conheça!
Já contamos aqui no blog sobre os transtornos que o despejo incorreto do óleo de cozinha pode causar na pia da cozinha, principalmente no inverno. O óleo de cozinha, além de entupir os canos da casa e causar um baita prejuízo, ainda contamina a água e o solo.
Um litro de óleo é capaz de contaminar 16 mil litros de água. Não é pouca coisa, haja visto que estamos em uma fase em que a água está cada vez mais escassa. O óleo que consegue descer pelo ralo da pia sem problemas na tubulação da casa se acumula no esgoto das ruas, pois ele se solidifica com o frio, entupindo os tubos e causando rompimentos. Veja a reportagem sobre o assunto no Jornal SP TV.
Mas fica a dúvida: onde descartar o óleo usado para evitar contaminação e entupimentos? Nos últimos anos, empresas preocupadas com esta questão tem desenvolvido alternativas para facilitar o descarte, como aplicativos que facilitam o agendamento e retirada do óleo nas residências para a reciclagem dos mesmos. A área para a coleta ainda está restrita a alguns bairros, mas a ideia é expandir o serviço para outras regiões da cidade.
Conheça algumas das instituições que realizam a coleta de óleo de cozinha em domicílios de São Paulo:
Vitaliv: Aplicativo onde é possível fazer o agendamento para descartar óleo de cozinha.
Óleo Sustentável: Programa da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais.
Trevo: ONG que atua na coleta e reciclagem do óleo doméstico.
Ecóleo: Associação brasileira que trabalha com a reciclagem de resíduos de óleo comestível.
Instituto Triângulo: Promove agendamento e coleta de óleo de cozinha em São Paulo.
Se você precisa de serviços de desentupimento da pia da cozinha causado por óleo comestível, visite nossa página de desentupimento de pia.