Encontrar o motivo do odor pode ser uma tarefa simples, mas caso não seja, conte sempre com a ajuda de um profissional especializado
No dia a dia, é comum nos depararmos com mau cheiro inusitado que vem do esgoto, que se espalha pela cozinha, pela sala, pelos quartos e banheiros da sua casa ou apartamento. Certamente, você já se debruçou perto da pia, dos ralos e do vaso tentando identificar as causas desse odor que se alastra como uma praga e pensando em como realizar o desentupimento.
Pequenos descuidos podem ter dado origem ao problema, que pode, além de causar grandes desconfortos e constrangimentos aos moradores da casa, colocar em risco a sua saúde.
Saiba que isso pode acontecer por vários motivos e quem nem sempre é trabalho de desentupimento. Pode acontecer, por exemplo, por conta de alguma provável disfunção nos sistemas hidráulicos e de vedação do esgoto, ou simplesmente pelo resultado de um acúmulo de material ao longo dos canos, que provoca gases na tubulação.
O problema se acentua cada vez que você tenta resolver sem ter os conhecimentos básicos do que é preciso ser feito quando os odores dos efluentes domésticos tomam conta do ambiente.
Identificar a origem deste odor, no entanto, pode ser uma tarefa mais simples do que se imagina. E, normalmente, você mesmo pode encontrar a causa e realizar pequenos reparos e, claro, a prevenção.
Identificando a origem e corrigindo o odor em dois passos:
1º – Seu nariz, seu guia
Se você está sentindo cheiro forte que vem do esgoto e não sabe a origem dele, nada melhor do que usar o seu olfato para descobrir isso. Deixe que ele te guie pela casa e encontre o local onde o odor é mais intenso. Verifique se o cheiro vem da pia da cozinha, dos sifões, dos vasos e ralos do banheiro ou do ambiente externo.
2º – Verifique os sistemas hidráulicos
Normalmente, o mau cheiro é causado por alguma disfunção nos sistemas hidráulicos. Identificado o local da casa de onde vem o mau cheiro, encontre a causa e realize a manutenção.
Se o problema tiver origem no vaso sanitário, por exemplo, verifique o anel de vedação. Se ele não estiver obstruindo a passagem dos gases, esses gases produzidos pelo esgoto escapam da peça e se alastram pelo ambiente. Caso o anel não esteja em bom estado, substitua-o. Certifique-se de que a bacia esteja rente ao chão, devidamente preenchido com rejunte. Dali também pode vazar um mau cheiro.
Nas pias, verifique se os sifões ou tubos sifonados estão ajustados na tubulação e certifique-se de que não há vazamento que esteja permitindo a passagem dos gases. Estes dispositivos ficam na saída dos tubos de escoamento de esgoto e são projetados para impedir que o mau cheiro volte pelo ralo ou pela pia. Por isso, precisam estar em perfeito funcionamento.
A prevenção sempre será o melhor remédio!
Procure fazer limpezas periódicas na caixa sifonada. Este dispositivo é responsável por receber o esgoto dos aparelhos sanitários e ralos e precisa estar livre de materiais orgânicos, como restos de comida e fios de cabelo. Verifique também a caixa de gordura, o mau cheiro pode vir de lá e precisa receber manutenção periódica.
Tome nota
Se você sentir o cheiro de esgoto em ambientes que estejam passando por reformas, fique atento a todas as tubulações de drenagem que estejam abertas. Procure mantê-las tampadas, até que todos os dispositivos sejam instalados e estejam funcionando novamente.
Chame ajuda especializada
Se mesmo depois de verificar o seu sistema hidráulico e tentar resolver o problema, o mau odor persistir, isso indica que há um problema mais grave no aparelho que não está funcionando como deveria. O problema pode ser uma vedação ou cano mais antigo ou algo que não esteja bem encaixado. Neste caso, é hora de contar com ajuda especializada para realizar reparos que somente um profissional qualificado poderá executar.
A empresa desentupidora, Desentupir 24, tem a solução ideal para identificar a causa e realizar o reparo mais adequado quando o odor do esgoto surgir, com equipamentos apropriados para o serviço e equipe especializada para realizar todas as operações.